Em épocas de alta temporada – verão, férias, feriados prolongados… – milhares de turistas chegam à Ilhabela para aproveitar suas atrações.
Mas a ilha é procurada mesmo fora dessas épocas.
Afinal, um paraíso como esse tão perto da gente, tem que ser aproveitado, certo?
Para te ajudar a organizar a sua viagem a Ilhabela nós elaboramos esse post bem completo, quase um super guia de Ilhabela.
Espero que aproveitem bastante!
Seguro Viagem Nacional – É necessário fazer?
A Ilhabela é, na verdade, um arquipélago composto por 19 ilhas, ilhotes e lajes.
Nem todas as ilhas são habitadas nem são visitáveis turisticamente, mas suas principais e maiores ilhas são, por ordem de tamanho:
Essas 4 são habitadas.
Hoje vamos descobrir e conhecer melhor esse município-arquipélago que atrai tanta gente.
Aqui você vai ler sobre:
Ilhabela está a 212 km da capital São Paulo e e 140 km da divisa com o estado do Rio de Janeiro.
Ela é um município no Litoral Norte de São Paulo.
O que nós conhecemos como Litoral Norte de São Paulo são 5 cidades que integram o consórcio turístico denominado Circuito Litoral Norte: Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião (onde está Maresias), Ubatuba e Ilhabela.
A ilha fica bem em frente ao litoral da cidade de São Sebastião, cidade base para chegar ao município.
Imperdível => Batismo de mergulho em Ilhabela
Seja vindo de qual destino for, a primeira coisa que você tem que fazer para chegar a Ilhabela é chegar em São Sebastião, pois é de lá que saem as balsas para atravessar o canal e chegar a ilha.
Você pode ir de carro alugado ou carro próprio até lá, pois as balsas carregam os automóveis.
Se você for sair do Rio de Janeiro, como foi o nosso caso, o caminho mais rápido – apesar de não ser o mais curto, são 444km – é pegar a BR-116 até São José dos Campos (com pedágios) e, de lá, pegar a SP-099 até o litoral.
Outra opção é vir aproveitando todo o litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo pegando a famosa estrada Rio-Santos (BR-101), passando por Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba. Neste caso, são 390km feitos em quase 8 horas de viagem.
Veja os dois caminhos no Google Maps.
Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.
Se você chegar pelo aeroporto de São Paulo (Congonhas), o trajeto é mais rápido, pois são apenas 198 km seguindo pela Rodovia dos Tamoios (3h de carro, com pedágios). Veja o caminho no Google Maps.
Chegando em São Sebastião:
Bom, chegando em São Sebastião, é claro que você pode aproveitar para conhecer um pouco da cidade, não é?
Depois, para ir à Ilhabela, você deve pegar a balsa, que leva pedestres, carros, ônibus até caminhão.
Para maiores informações, consulte o site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo.
Leia também: Onde fica Ubatuba e como chegar
Ilhabela é um destino turístico o ano inteiro, especialmente para quem é de São Paulo, que está mais perto e é de mais fácil acesso.
Mas é claro que, como todos os destinos, há períodos mais favoráveis, principalmente em se tratando de um local de praia, em que o tempo ensolarado é mais desejado.
A alta temporada é justamente o verão – que coincide com as férias escolares -, com famílias em busca de calor, sol e praia.
Em geral, em quaisquer feriados prolongados do ano o local também fica bem movimentado.
E, podemos dizer, até mesmo os finais de semana comuns costumam atrair bastante gente para quem o deslocamento para lá é mais fácil e rápido, especialmente aqueles com previsão de sol.
Se você quer aproveitar Ilhabela sem uma multidão junto, os melhores meses são abril e maio, quando o tempo ainda está bom, as chuvas já diminuíram, o sol aparece, mas não é mais alta temporada.
Se o seu lance é mesmo o agito, a alta temporada do verão é uma boa, indo desde o Natal até o fim do carnaval.
É bom saber que, pela lei da oferta e da procura, os meses e épocas mais cheias costumam ter preços mais salgados e engarrafamentos.
Que tal?! => Passeio de Escuna em Ilhabela
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
O clima em Ilhabela é predominantemente quente e úmido durante todo o ano, com uma temperatura média anual de 23°C a 24°C.
A época mais quente em Ilhabela é mesmo no verão – dezembro, janeiro e fevereiro – quando a média é de 28°C a 30°C, sendo fevereiro, geralmente, o mês mais quente.
Em compensação, esta época é também quando mais chove, mas geralmente é aquela chuva rápida ao fim do dia, que chamamos aqui no Brasil de `chuva de verão`. Nada que atrapalhe sua praia.
No inverno, época em geral mais fria, a média de temperatura fica na casa dos 20°C, sendo julho o mês mais frio, chegando a 15°C.
Outono e primavera são ótimas opções também, pois as temperaturas estão amenas, dias limpos, fora de temporada, consequentemente com preços mais atrativos.
É certo que Ilhabela recebe turistas durante o ano inteiro, independente da temporada. O que muda é a quantidade de pessoas… rs
Mas, de forma a atrair mais pessoas na baixa temporada – e até mesmo para animar ainda mais o povo durante o verão -, em certos períodos ao longo do ano o município promove eventos que podem ser uma boa para quem gosta dos temas.
Tô sabendo que você já está cheio de vontade de ir para Ilhabela, querendo organizar sua viagem, certo?
Então, vejam essas dicas de o que levar para Ilhabela na mala, para que não falte nada pra você por lá.
Primeiramente, você tem que pensar que Ilhabela é um destino de praia, mas ao mesmo tempo de mato, que faz calor mas pode fazer um friozinho à noite da brisa do mar.
Então, tenha em mente aquilo que você vai querer fazer por lá: pegar uma praia? Ficar nas praias mais afastadas? Fazer trilhas? Sair à noite? Passear bastante a pé? Andar de carro alugado por toda ilha? Ficar somente na parte oeste ou ir para a parte leste, mais afastada?
Como eu não sei o seu estilo de viagem, vou dar algumas dicas gerais.
Leve suas roupas de praia favoritas, mas não esqueça de:
Guarda-sol e cadeiras (para mim, indispensáveis), em diversas praias você pode alugar. Mas, se não quiser arriscar e você estiver de carro, vale a pena levar, para não gastar.
Uma garrafinha de água também vale a pena carregar na bolsa, para se hidratar.
Se você é daqueles que gostam de consumir uma bebida ou comer na praia, saiba que há praias que têm quiosques o opções, mas há locais onde não se tem. Independente disso, na praia as coisas são sempre mais caras, né?
Então, se você tiver oportunidade, leve uma caixa térmica (cooler) para comprar umas bebidas no mercado e levar pra praia. Não se preocupe, todo mundo faz. Especialmente nas mais afastadas.
Se você toma algum remédio regularmente ou precisa de algo esporádico – como remédio para dor de cabeça, estômago, etc – leve a sua farmacinha de viagem.
É verdade que lá tem farmácias e você pode achar, mas eu não arriscaria. Como você pode fazer trilhas e andar em pedras, vai que…
Leve algo como remédios para:
Ah, importantíssimo: faça um seguro viagem nacional. É realmente MUITO barato e vai te deixar protegido contra quaisquer inconvenientes.
Se você for fazer trilhas e entrar em cachoeiras, leve alguns materiais que te facilite e ajude nestas atividades:
Sendo você como toda pessoa normal, conectada, doida por tirar fotos e postá-las em suas redes sociais – como nós… rs – não esqueça de levar:
Para a noite, pode ser que faça um ventinho, então, se você for friorenta ou friorento, vale levar um casaquinho leve.
Por fim, não se esqueça do….
Sim, porque os famosos borrachudos de Ilhabela podem aparecer, inclusive na praia! E você não vai querer que eles estraguem sua viagem, não é?
Imperdível => Passeio de Jipe pelo Parque Estadual de Ilhabela
A parte mais turística e acessível de Ilhabela é a parte oeste, aquela virada para o continente, de frente para a cidade de São Sebastião. Nesta faixa, podemos dividir em área central, área norte e área sul.
Se você for sem carro, ainda pode se locomover entre as praias destas três regiões – norte, centro e sul da ilha -, pois há linhas de ônibus que transitam nesta faixa oeste da ilha e com pontos bem em frente às praias.
O mais aconselhável é que você esteja de carro, especialmente se quiser explorar toda a ilha e se aventurar por outros locais, praias e atrações de Ilhabela que não estejam nesta rota norte-sul.
De qualquer forma, há locais em que só se chega por trilhas.
E, ainda, é bom saber que, nas altas temporadas, férias e finais de semana prolongados, a ilha fica bem cheia, o trânsito fica bem caótico e estar de carro para ir a uma praia concorrida pode ser difícil, pois algumas delas são difíceis de achar local para estacionar.
Talvez, o melhor seja um misto dos dois: ir de carro para ter uma certa liberdade e, para alguns locais, encarar o ônibus para não ter o perigo de não ter onde estacionar.
Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.
Se você já está buscando onde ficar em Ilhabela, saiba que hotéis ou pousadas em Ilhabela é o que não faltam, pois são centenas de acomodações que abrangem todos os gostos e todos os bolsos.
Há acomodações rústicas e charmosas, até as mais luxuosas e de alto padrão.
Mas, antes mesmo de escolher em qual ficar, é importante conhecer como a Ilhabela é dividida e como são as suas regiões e acesso a elas.
Nós podemos considerar quatro regiões na ilha. Como dito acima, nós temos a parte oeste, na qual pode-se dividir entre parte central, norte e sul, além da parte leste da ilha.
A balsa por onde se chega ä Ilhabela fica na região central. Saindo da balsa, se você for para a direita, vai para o sul, se for para esquerda, vai para o norte da ilha. É o que se chama, inclusive de “norte da balsa” e “sul da balsa”. O que é chamado de Centro Histórico fica no caminho para o norte da ilha.
Onde você vai ficar em Ilhabela vai depender do que você quer fazer na ilha, especialmente se você não estiver de carro, pois de carro em quaisquer regiões é tranquilo.
Por exemplo, a região central, passando pelo centro histórico e indo mais para a região norte da balsa são as regiões mais urbanizadas, com uma boa infraestrutura, calçadas, transporte, lojas, restaurantes e tudo mais.
Elas são relativamente próximas, fáceis de caminhar e com praias de fácil acesso.
A parte da região sul – saindo à direita da balsa – é uma região com menos urbanização, com mais vegetação, praias mais escondidas, difícil de andar a pé, com uma estrada estreita.
A parte leste da Ilhabela, por sua vez, é virada para o mar aberto, com praias desertas e bem selvagens, que só são acessadas por trilhas ou por barco.
Por ali tem poucas hospedagens e é bem afastada do Centro.
Leia com mais detalhes o post Pousadas em Ilhabela (+ de 30 opções).
O centro histórico de Ilhabela preparada para receber os turistas à noite.Vamos ver abaixo algumas opções em cada uma das regiões.
A linda pousada Recanto da Villa fica bem no coração de Ilhabela, no centro gastronômico, a 200 metros da Praia do Saco da Capela. de Ilha Bela. Ela dispõe de piscina ao ar livre, móveis rústicos, quartos com camas queen-size, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito.
Endereço: Rua Anibal Telles Correa, 89 – Ver no mapa
Algumas comodidades: Café da manhã gratuito, piscina, quartos para famílias, aceita pets…
Avaliações dos hóspedes:
“Comprei de presente a minha tia, e ela foi tão bem atendida que eu fiquei com vontade de ir. Atenção, carinho, muita qualidade. Foi assim que minha tia descreveu a estada nesse hotel.” – Nabila – Ler todas as avaliações
Preço médio: a partir de R$ 190
Reservas e mais informações:
Importante => Se você quiser pagar no cartão de crédito em até 12 vezes, clique neste link!
A apenas 3 minutos a pé da praia, o Hotel Vila Kebaya é uma luxuosa acomodação 4 estrelas no centro histórico de Ilhabela. Ele oferece quartos com ar-condicionado, varanda com vista, café da manhã no quarto. Entre suas comodidades, estão estacionamento privativo gratuito, Wi-Fi gratuito, academia e bar
Endereço: Rua Antônio Lisboa Alves, 167 – Ver no mapa
Algumas comodidades: Quartos para famílias, Restaurante, Serviço de quarto, Spa / Centro de bem-estar, hammam (banho turco), banheira de hidromassagem e sauna.
Avaliações dos hóspedes:
“Se vc está pesquisando algum lugar pra ir! esse é o Lugar!! primeiro que as fotos não representam bem a realidade, quando você chega o lugar é INFINITAMENTE mais bonito e agradável! uma energia deliciosa! você dorme ao som da cachoeira! o atendimento é surreal! SURREAL! não consigo nem destacar um funcionário que se destaque pq todos são incríveis! tornaram cada momento único durante toda a estadia! os quartos são extremamente confortáveis e limpos.. ahh detalhe: com amenites da loccitane s2! ahhh e pensa em umas toalhas cheirosas!! kkkk amei! Não posso deixar de destacar o capricho no café da manhã, parece um menu degustação.. perfeito! A localização tbm é perfeita! você consegue fazer tudo a pé, pq ficar no centrinho é uma excelente pedida! bom, eu poderia dizer um milhão de coisas positivas mas com ctz isso ficaria muito grande! Mas resumindo é: PERFEIÇÃO!” – Zam – Ler todas as avaliações
Preço médio: A partir de R$ 537
Reservas e mais informações:
Importante => Se você quiser pagar no cartão de crédito em até 12 vezes, clique neste link!
A Pousada Refúgio das Estrelas – Vista para o Mar fica a 200 metros da Praia da Siriúba. Ela oferece cozinha compartilhada, mas alguns quartos possuem cozinha com micro-ondas, geladeira e frigobar. Em suas dependências você vai encontrar piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, Wi-Fi gratuito.
Endereço: Rua Dona Albertina, 157 – Siriúba – Ver no mapa
Algumas comodidades: Piscina, Quartos para famílias, Serviço de quarto, café da manhã, terraço…
Avaliações dos hóspedes:
“Amamos tudoooo!!! Estadia impecável. E a vista…. sensacional!!! Os funcionários sempre muito atenciosos, nos fazendo se sentir em casa. O café da manhã é maravilhoso, sempre servido com muito carinho. Com certeza voltaremos.” – Aline – Ler todas as avaliações
Preço médio: A partir de R$ 439
Reservas e mais informações:
Pousada Refúgio das Estrelas – Vista para o Mar
A Vila Bambu Ilhabelafica a 6 minutos a pé da praia. Ela oferece quartos com varanda térrea ou sacada, Wi-Fi gratuito e TV de tela plana. Alguns quartos ainda têm cozinha equipada com micro-ondas, geladeira e forno. O local conta com estacionamento, lounge compartilhado e jardim.
Endereço: Rua José Trindade de Souza 95 – Ver no mapa
Algumas comodidades: aceita pets, tem quartos para famílias, ar-condicionado, cozinha compartilhada…
Avaliações dos hóspedes:
“Confortável, em meio a natureza, afastado do movimento e ruídos, ambiente decorado com muito bom gosto.” – Hegomes – Ler todas as avaliações
Preço médio: a partir de R$ 285
Reservas e mais informações:
Estando a 5 minutos a pé da praia, a Pousada Cantinho D’Abrantes oferece quartos com ar-condicionado, TV e banheiro privativo. Ela ainda tem piscina ao ar livre, restaurante e vista do mar.
Um bom diferencial é que a pousada oferece serviço de translado gratuito.
Endereço: Avenida José Pacheco do Nascimento, 9034 – Ver no mapa
Algumas comodidades: Estacionamento gratuito, Wi-Fi gratuito, Quartos para famílias, Comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida, Churrasqueira
Avaliações dos hóspedes:
“Se tivesse uma nota maior que 10 eu com certeza daria… Foi incrível minha hospedagem, o moço da recepção super atencioso nos explicou tudo muito bem explicado, deu dicas de alguns passeios, foi muito educado. No café da manhã todos funcionários nos recebem muito sorridentes e simpáticos, café com muita variedade e tudo muito fresco e gostoso. Quarto, chuveiro, cama, ar condicionado tudo muito impecável e funcionando perfeitamente… Tudo muito limpo e organizando. Recomendo muito e com certeza iremos volta mais vezes.” – Renata – Ler todas as avaliações
Preço médio: a partir de R$ 368
Reservas e mais informações:
Importante => Se você quiser pagar no cartão de crédito em até 12 vezes, clique neste link!
O Reserva Ilhabelafica a 3 minutos a pé da praia, oferecendo quartos com varanda térrea ou sacada, Wi-Fi gratuito e TV de tela plana, bem como um jardim.
Endereço: Rua José Lins do Rêgo 29 – Ver no mapa
Algumas comodidades: Estacionamento gratuito Aceita pets Wi-Fi gratuito Quartos para não fumantes Comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida
Avaliações dos hóspedes:
“Amei a localização ser perto da minha praia favorita. Amei a decoração do local, tanto das dependências quanto o quarto. Muito aconchegante e lindo. Realmente trouxe a sensação de relaxamento. O deck tem uma vista maravilhosa.” – Thábata – Ler todas as avaliações
Preço médio: a partir de R$ 299
Reservas e mais informações:
Importante => Se você quiser pagar no cartão de crédito em até 12 vezes, clique neste link!
Situado a 1 minuto de caminhada da praia do Bonete, só se chega no Hostel Vila Bonete por meio de uma caminhada de 5 horas ou indo de barco até às 17h. Ele está, na verdade, no sul da ilha, mas colocamos aqui como a parte leste porque já é aquela área mais selvagem da ilha que falamos lá no início.
O hostel tem quartos com área de estar, banheiro privativo, quartos para não fumantes, jardim, Wi-Fi gratuito, bar e cozinha compartilhada.
Endereço: Bonete, Ilhabela – Ver no mapa
Algumas comodidades: piscina, Wi-Fi gratuito, Quartos para famílias, Quartos para não fumantes, Recepção 24 horas, Bar
Avaliações dos hóspedes:
“O melhor lugar para se hospedar no Bonete. A estrutura é maravilhosa, os funcionários são extremamente atenciosos. O quarto que ficamos era lindo e arrumadinho. Além de estar super perto da praia e dos restaurantes. Se hospedar no Vila é sempre uma delicia.” – Laura – Ler todas as avaliações
Preço médio: a partir de R$ 178
Reservas e mais informações:
Cabana Lua – Praia de Castelhanos
Situado no extremo leste de Ilhabela, à beira-mar da famosa Praia de Castelhanos, a Cabana Lua é cercada pela natureza em um lugar paradisíaco, no meio de uma comunidade isolada. Seus chalés oferecem cama de casal e banheiro privativo com chuveiro aquecido a gás. Dá para chegar lá apenas de veículo 4×4.
Endereço: Praia de Castelhanos, S/N, Ilhabela – Ver no mapa
Algumas comodidades: Estacionamento gratuito, Beira-mar, Wi-Fi gratuito, Quartos para famílias, Quartos para não fumantes, Churrasqueira
Avaliações dos hóspedes:
“A suíte apesar de rústica é de muito bom. Gosto e dá para perceber o cuidado com os detalhes. Cama confortável, o atendimento foi atencioso, na descrição não mencionava a energia elétrica, ventilador e frigobar. Fomos com duas crianças pequenas e para uma+++++ estadia de poucos dias estava bem confortável. O proprietário dispôs um colchão extra que foi na medida para gente.” – Tarsila – Ler todas as avaliações
Preço médio: a partir de R$ 290
Reservas e mais informações:
Para quem acha que Ilhabela só ‘funciona’ durante o dia, para curtir praias e sol, saiba, porém, que a cidade-ilha é um grande polo gastronômico, com inúmeros restaurantes de qualidade.
A base gastronômica vem da culinária caiçara, ou seja, originada dos habitantes tradicionais, descendentes da miscigenação entre indígenas, brancos e negros e que vivem no litoral do sudeste brasileiro.
Então, podemos deduzir que peixes e frutos do mar são os carros-chefes dos pratos. Porém, a culinária de Ilhabela vai muito além disso, com pratos para todos os gostos.
É no trecho mais urbanizado e movimentado de Ilhabela que você vai encontrar a maior quantidade de estabelecimentos para comer, sejam eles restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e outros.
Portanto, grande parte deles está na parte norte da ilha, indo da vila na saída da barca passando pelo centro até o Centro Histórico, ou entre as praias do Perequê e de Santa Tereza.
Nós comemos no Restaurante Cheiro Verde, que fica no centro histórico de Ilhabela. Foi uma ótima escolha, com pratos caprichados e bom preços. Indicamos.
Veja abaixo algumas outras opções de restaurantes em Ilhabela.
No Centro Histórico de Ilhabela:
É justamente no Centro Histórico que está a maior concentração de restaurantes e bares na ilha. Lá, entre outros, você vai encontrar:
Ali no leste da ilha você tem algumas poucas opções na Praia dos Castelhanos.
Quando a gente pensa no que fazer em uma ilha, é claro que logo nos vem à mente as praias. E, sim, as praias são o principal atrativo de Ilhabela, mas, acredite, suas belíssimas praias não são seu únicos atrativos.
Estando imersa em uma grande área de Mata Atlântica preservada que abrange desde o litoral até grandes montanhas de 1.300 metros de altitude, Ilhabela é um local perfeito para amantes do ecoturismo e turismo de aventura.
Para facilitar, vamos dividir as atrações de Ilhabela da seguinte forma:
E, depois, nós vamos dar dicas de passeios em Ilhabela, para quem prefere sair com segurança e conforto já com tudo organizado.
Vamos lá?
Sendo Ilhabela um município-arquipélago, não era de se espantar que ela fosse agraciada com muitas e muitas praias, não é?
Então, só pra gente ter uma ideia, Ilhabela possui nada menos do que uma orla de 130 km com 44 praias.
Abaixo você tem uma lista com todas as praias de Ilhabela, em ordem alfabética. Pra você ver um pouquinho de cada uma e suas características, você pode ver no post do Viagens e Caminhos.
Que tal?! => Passeio de Escuna em Ilhabela
|
|
Ilhabela também foi agraciada pela natureza com as cachoeiras… Existem 365 cachoeiras registradas, o que dá uma por dia durante um ano inteiro!! rs
Mas para aproveitar turisticamente, para tomar banho, por exemplo, são cerca de 30 cachoeiras
Assim que chegamos à Ilhabela nós fomos a uma região chamada Parque Municipal das Cachoeiras.
De lá dá pra ver a Cachoeira da Água Branca, uma parte que é só pra apreciação, e dá pra subir um pouco mais por uma pequena trilha e tomar banho em pequenas lagoas formadas por entre as pedras.
É um bom lugar para ir, não estava cheio, tem várias pequenas piscinas e é de fácil acesso.
E outra cachoeira que fomos foi na Trilha da Água Branca (não é a mesma citada antes).
Essa trilha é imperdível para quem gosta de natureza, caminhadas, cachoeiras e tudo mais.
É uma trilha de 2,15 km que vai subindo margeando o Ribeirão da Água Branca e tem 5 paradas em poços formados pelas corredeiras do rio:
O início dessa trilha fica bem na entrada do Parque Estadual de Ilhabela, no começo da estrada que liga Perequê a Castelhanos, na parte leste da ilha.
Nós, como estávamos com crianças, paramos logo no primeiro poço, o Poço da Pedra, que fica logo a 50 metros do início da trilha.
A cachoeira forma ali um pequeno lago com peixinhos, uma parte mais funda, outra parte bem rasinha, bom para ir com crianças, e ainda tem uma parte de pedras onde bate sol direto, bom pra se aquecer das águas frias do poço.
Você com certeza vai encontrar uma cachoeira sob medida pra sua estadia em Ilhabela. Veja uma pequena lista com outras opções de cachoeiras em Ilhabela:
Imersa em Natureza, não seria surpresa supor que Ilhabela tivesse diversas trilhas para os amantes da natureza. Muitas vezes, até mesmo para chegar a alguma praia ou cachoeira, você é obrigado a fazer uma trilha, então, essas atrações estão intimamente ligadas.
Nós já citamos duas trilhas de Ilhabela quando do post sobre o Litoral Norte de São Paulo. Mas veja os detalhes de algumas delas:
Trilha da Praia do Bonete
É uma das mais famosas trilhas na ilha, com 12 quilômetros de extensão e que leva até a praia do Bonete, atravessando o Parque Estadual de Ilhabela. Dura cerca de 5 horas.
O Pico do Baepi tem 1.048 metros de altitude e está localizado no Parque Estadual de Ilhabela. A trilha para chegar ao topo tem 7,4 km de extensão ida e volta, passando por áreas ricas em Mata Atlântica.
Vale a pena pela vista magnífica que proporciona de pontos como a Serra do Mar, o Canal de São Sebastião e o Arquipélago de Alcatrazes. Dura cerca de 8 horas.
Trilha da Água Branca
É aquela que já citamos antes quando falamos dos 5 poços que se pode encontrar pelo caminho. Tem cerca de 4 km ida e volta que se percorre em cerca de 2:30h e nível baixo de dificuldade.
Trilha da Cachoeira do Veloso
Para chegar à cachoeira você percorre uma trilha de 2,4 Km ida e volta, por cerca de 1:20h. Essa trilha também é de baixa dificuldade.
Trilha da Cachoeira da Friagem
No norte da Ilhabela e de dificuldade média, essa trilha tem 2,4 km ida e volta que se percorre em cerca de 2 horas de caminhada.
Trilha da Cachoeira Pancada d’Água
Faz parte do complexo da Cachoeira dos Três Tombos. Dura cerca de 1 hora de caminhada, com apenas 720 m ida e volta e de dificuldade baixa.
Trilha da Cachoeira do Gato
Para chegar a esta cachoeira você percorre 4 km ida e volta em cerca de 1:30 h. Esta tem nível de dificuldade médio, iniciando-se na Praia dos Castelhanos.
Trilha dos Castelhanos
Por fim, a maior trilha da ilha, essa trilha é para quem gosta realmente de andar. Ela percorre a estrada que sai ali do início do Parque Estadual de Ilhabela (onde está o início da Trilha da Água Branca) e leva até a Praia de Castelhanos.
São cerca de 17 km (34 km ida e volta) que também podem ser percorridos de carro ou bicicleta. Caminhando leva cerca de 6 horas para ir, outras 6 horas pra voltar.
Vamos?! => Trilha de Dia Inteiro no Pico do Baepi
Como sabemos, Ilhabela é um arquipélago composto por diversas ilhas, sendo 4 delas – as maiores – habitadas: Ilha de São Sebastião (a principal), Ilha dos Búzios, Ilha da Vitória e Ilha dos Pescadores.
Mas você ainda pode fazer passeios por essas e outras ilhas, saindo da Ilha de São Sebastião, que é onde fica a Vila de Ilhabela.
Essas ilhas são pontos de mergulho fantásticos e protegidos, perfeitos para quem quer curtir o mundo abaixo da água… rs. E também um bom passeio antropológico, quando você terá a oportunidade de conhecer as comunidades tradicionais caiçaras que nelas vivem.
Veja algumas ilhas e passeios que você pode fazer:
Ilha das Cabras
A ilha das Cabras é a favorita dos mergulhadores, onde se podem encontrar diversas espécies de peixes, tartarugas e demais animais marinhos. Ela fica em frente à Praia das Pedras Miúdas e seu território é um Santuário Ecológico Submarino, protegido por lei.
Ilha dos Búzios
Sendo a segunda segunda maior ilha do arquipélago, a Ilha dos Búzios está a cerca de 28km do centro, para além da Praia de Castelhanos, já no mar aberto. Nela vive uma comunidade caiçara com cerca de 180 pessoas.
Ilha da Vitória e dos Pescadores
Um pouco mais distante, a Ilha da Vitória está a 40km de distância da ilha principal. Da mesma forma, abriga uma comunidade com cerca de 20 famílias.
Em Ilhabela, devido a sua geografia acidentada, com montes e montanhas por toda a ilha, nós temos algumas opções de mirantes que valem a pena conhecer.
Andando de carro pelo litoral da ilha você vai perceber que a paisagem já é incrível. Dá vontade de parar toda hora pra tirar fotos daquela imensidão azul esverdeada do mar.
Mas, se você quiser visitar alguns de seus mirantes, veja esses:
Mirante do Baepi
Fica no pico do Baepi, ao final da Trilha do Baepi, sobre a qual já já falamos antes.
Mirante Praia dos Barreiros
Esse mirante, como o nome diz, fica ao lado da Praia do Barreiros, ao norte da ilha, depois do Centro Histórico. No mirante foi colocado um letreiro com o nome de Ilhabela estilizado. Vale a foto.
Mirante Do Morro Da Cruz
Fica na orla mesmo, entre a praia de Perequê e a Praia de Itaguaçu.
Mirante do Piúva Ilhabela
O Mirante do Piúva é onde tem aquele lindo letreiro que dá pra tirar uma super foto como lembrança de Ilhabela (eu já coloquei uma com a gente aqui antes).
Ele fica para um pouco para o sul da ilha, logo após a direita da balsa.
Ilhabela tem uma história que antecede até a história do Brasil, pois encontraram vestígios da ocupação por indígenas desde há 2000 anos. São sítios arqueológicos como sambaquis, cerâmicas e outros.
Quando da colonização portuguesa, a região era habitada por povos tupis-guaranis e outros.
Já em 1502 a ilha uma expedição portuguesa encontrou a ilha, a qual servia de entreposto para caravelas e galeões pegarem água fresca e produtos alimentares.
Devido sua importância política e econômica, a Ilha de São Sebastião foi alçada à condição de Vila em 1805, recebendo o nome de “Villa Bella da Princesa”.
A ilha passou por todos os ciclos econômicos da história brasileira, como a plantação de cana-de-açúcar, café, exploração madeireira e atividades agrícolas diversas.
Durante os séculos XX e XXI houve a chegada de imigrantes japoneses, cujas tecnologias alavancaram a pesca na região; depois houve o êxodo desses imigrantes, trazendo uma certa recessão e desemprego.
Finalmente, a partir da década de 1960, a região passou a ver no turismo uma fonte de riqueza e alternativa econômica. Aa criação do Parque Estadual de Ilhabela foi feita nos anos 1970.
Com toda essa longa e rica história, Ilhabela também tem um lado rico em turismo cultural e histórico, com prédios e construções antigas, museus e outras atrações.
Centro Histórico e suas atrações
No Centro Histórico de Ilhabela você verá prédios históricos que resistiram ao tempo, além de muitas lojas, restaurantes, calçadões e bares.
O centro histórico é conhecido como “Vila”, uma vila charmosa que é uma visita obrigatória para qualquer turista.
É lá que está situada a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, uma das construções históricas super bem conservada da ilha.
Essa igreja é dedicada à padroeira de Ilhabela, tendo sido construída por pessoas escravizadas de 1697 a 1718, utilizando-se pedras, conchas e óleo de baleia.
Situada no Morro do Baepi, neste ponto turístico de Ilhabela encontramos, na escadaria principal, 4 estátuas com as imagens de São Sebastião, São Benedito, São Pedro e São Paulo.
>Uma visão de parte do Centro Histórico de Ilhabela, com a Igreja ao fundoOutra atração do Centro Histórico é a Praça Central da cidade e a Rua do Meio, locais unicamente para pedestres, onde carros não entram. Na Rua do Meio encontra-se diversos casarões históricos, hoje transformados em lojas e restaurantes.
Ali pelo centro e em outros locais você encontra decks e píeres à beira-mar, locais ótimos para contemplar o mar e observar o pôr do sol.
Se você quiser dar uma paradinha no final da tarde, tem sempre um showzinho de alguém tocando um violão, umas mesinhas pra sentar e tomar alguma coisa apreciando o visual.
Imperdível => Passeio de Jipe pelo Parque Estadual de Ilhabela
Museu Náutico de Ilhabela
Para quem gosta de história e de tudo relacionado ao mar e às suas embarcações, uma dica é visitar o Museu Náutico.
O museu reúne mais de 1250 peças resgatada do fundo do mar há mais de 40 anos pelo mergulhador e colecionador Jeannis Michail Platon. Com isso, ele conta a história dos inúmeros naufrágios ocorridos pela região de Ilhabela, que concentra um dos maiores números de naufrágios do Brasil.
Exposição de Gilmar Pinna
Uma exposição do artista plástico Gilmar Pinna que seria itinerante ficou, afinal, exposta permanentemente na orla de Ilhabela.
O conjunto de esculturas chama-se “Paixão – Caminhando no amor, na união e na justiça” e é uma releitura da “Via Crucis”, trajeto percorrido por Jesus até o calvário. São 46 esculturas de aço inox com três metros de altura cada uma, em um total de 300 quilos.
A obra está na Avenida Pedro Paula de Moraes, na orla da Praia do Engenho D’Água, em frente ao Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água.
Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água
Este parque fica em um dos antigos e principais engenhos de cana de açúcar de Ilhabela e região, desapropriado pelo município para virar o parque.
O imóvel, um lindo casarão que mantem ainda suas características originais, foi construído no século XVII em uma área de 43,5 mil m² de frente para a orla da cidade.
Para quem quer ‘ver’ a história local, vale a pena a visita.
Centro Cultural da Vila
O Centro Cultural de Ilhabela é um complexo que engloba o Museu Waldemar Belisário, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Renato Lopes Corrêa e, ainda, o Cinebela, o primeiro cinema da cidade.
O Museu Waldemar Belisário tem o nome do primeiro artista plástico a escolher Ilhabela para viver, onde morou entre 1930 e 1942, produzindo suas artes.
Ele tem acervos permanentes, como a exposição “Congada de Ilhabela” e a mostra “Vida e Obra de Waldemar Belisário”, além de espaços para exposições itinerantes.
Para quem gosta daqueles passeios fechados, com guia, conforto, segurança, transporte, com tudo incluído, saiba que em Ilhabela você pode fazer vários deles.
Seja para trilhas, para ir a uma praia distante, para mergulhar ou para quaisquer outras atrações de Ilhabela, você tem opções.
Abaixo eu vou colocar uma lista de opções de passeios em Ilhabela fornecida por nossos parceiros.
Pode ir sem medo que é de confiança.
Passeios de carro:
Trilhas:
Passeios de barco:
Mergulhos:
Esperamos que você, como nós, curta DEMAIS a sua viagem a Ilhabela!!
Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem mesmo que a viagem seja dentro do Brasil. Sabemos que não é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem nacional.
É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.
Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos, mesmo dentro do Brasil. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público.
Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.
Se você está buscando passagens aéreas nacionais, se liga nesta dica! Procure sua passagem em um comparador de passagens aéreas, porque ele vai te dar as melhores passagens em todas as companhias aéreas ao mesmo tempo!
E, um detalhe: no link abaixo, você vai conseguir passagens aéreas nacionais mais baratas do que nas próprias companhias aéreas!
É difícil dizer “a” melhor praia, porque são muitas praias em Ilhabela, para todos os gostos. Mas, podemos dizer que as mais bonitas são Praia dos Barreiros, Praia de Viana, Praia de Sino, Praia do Bonete, Praia do Julião e Praia de Castelhanos.
Como dissemos na seção onde fica Ilhabela, Ilhabela é um município que fica no litoral norte do estado de São Paulo.
Ilhabela é bom de ir o ano todo. Mas há épocas em que está mais cheia e épocas em que chove bastante. Veja melhor aqui: quando ir para Ilhabela.
Boa viagem!